RELEASE

Cantor e compositor de música popular.

Baiano, natural de Maracás, começou a cantar aos 8 anos de idade numa banda de percussão em sua cidade. Aos 12, assumiu os vocais da Banda Me Leva, grupo de forró liderado por seu pai, onde permaneceu por 8 anos.

Em 2009, iniciou o curso de Direito na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e uma parceria musical com seu colega de curso, o compositor Marcus Marinho. Juntos, participaram de muitos festivais de música pelo país e receberam importantes prêmios no Festival Universitário da Canção, em Ponta Grossa – PR, no Festival de Música da Bahia e no Festival de MPB de Ilha Solteira – SP.

Em 2012, criaram o grupo CAIM e já em 2014 lançaram o disco “Ciência, Arte, Ideologia e Música”, que rendeu aos compositores a indicação ao Prêmio Caymmi de Música, em 2015, na categoria de Melhor Música (Disfarce). Na mesma premiação, Achiles foi um dos indicados à subcategoria de Melhor Intérprete Vocal.

O disco alcançou a 26ª posição no site Melhores da Música Brasileira, que listou os 100 melhores discos do ano de 2014, e a canção “O quartinho” foi listada pelo mesmo site entre as 10 melhores músicas do ano.

Em Setembro de 2015, Achiles venceu o Festival Nacional da Canção ao lado do compositor paulista Conrado Pera, com a parceria “Corte e Costura”. O artista foi o primeiro baiano a receber o Troféu Lamartine Babo, em 45 anos do Festival Nacional.

Em 2016, criou o projeto musical Retiros Autorais, em que convida compositores de todo o país para apresentações em duo. Neste ano, Achiles recebeu os convidados: Ana Barroso, Márcia Castro, Marcus Marinho e Hélio Flanders.

Em Novembro de 2016, lançou “Mar de Refrigerante”, seu primeiro single solo, com produção musical de Tiago Menezes. O single foi lançado em um videoclipe, produzido pela soteropolitana Voo Audiovisual, e faz parte do EP Divino e Ateu.

Atualmente, Achiles é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO e desenvolve uma pesquisa sobre a profissionalização dos sambadores e sambadeiras de chula do Recôncavo Baiano.