Image
Topo
Menu

Eventos

CONHEÇA NOSSOS PRINCIPAIS EVENTOS E PRESTIGIE

img12

Festival Suíça...

Festival Suíça Bahiana

É o maior evento do Coletivo Suíça Bahiana. Já teve quatro edições, nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2014. Caracteriza-se principalmente por mesclar atrações de diversas partes do Brasil (em 2014 teve até uma atração internacional).
O festival costuma receber uma média de 20 grupos musicais por edição e teve edições no Clube Apogeu (2010), Clube D’Waller (2011 e 2014) e Arena Miraflores (2013).
Algumas atrações que já passaram pelo Festival Suíça Bahiana: Emicida, Humberto Gessinger, Ratos de Porão, Marcelo Jeneci, Autoramas, BNegão, Maldita, Facada, ConeCrew Diretora, Scambo, Diamba, Maglore, Nevilton, Apanhador Só, Shadowside, Vivendo do Ócio, Hillbilly Rawhide, Gloom, Canastra, El Efecto, Cascadura, Vendo 147, Pirigulino Babilake, CAIM, Transmissor, Suinga, Cama de Jornal, dentre outras.
A edição de 2011 foi eleita um dos cinco melhores festivais da Bahia pelo portal IBahia, que integra a Rede Globo de Comunicações.

img12

Conversas Infini...

Conversas Infinitas no Centro de Cultura

Conversas Infinitas é o maior curso de produção cultural da história do interior baiano, que se concentrou em 50 encontros, duas vezes por semana, gratuitamente.
Teve como objetivo a formação cultural na cidade, promovendo debates ao longo do período em que foi realizado, sobre os mais variados temas relacionados à cultura: música, teatro, poética visual, comunicação, direitos humanos, diversidade, periferia, redes de cultura, hip hop, etc. O projeto é feito com recursos próprios e com o patrocínio do Governo da Bahia, através do edital “Dinamização de Espaços Culturais” de 2013.
Trata-se de uma série de debates, cada um com um tema inicial apresentado por um convidado e debatido com a plateia. Como o próprio nome sugere, o tema inicial não precisa ser o único do dia, podendo se transformar então em discussões totalmente fora do tema, de acordo com a interação dos participantes. Todos os debates foram transmitidos ao vivo, via #PósTV (internet).

img12

Grito Rock

Grito Rock

O Grito Rock Mundo é um festival colaborativo realizado pelo Fora do Eixo, iniciativa financiada pelo Fora do Eixo Card e produzido com o apoio do Toque no Brasil. Acontece em 400 cidades, em cerca de 40 países diferentes.
O Grito Rock de Vitória da Conquista, organizado pelo Coletivo Suíça Bahiana, chegou à sua sexta edição em 2016. O evento, que já foi realizado no teatro e na concha do Centro de Cultura, no Viela Sebo Café, bar Apogeu e até em cima de um trio elétrico, na programação do Carnaval Conquista Cultural de 2014, teve, na proposta do ano passado, ocupar os bares da cidade. Além de um curso especial voltado pra bandas, artistas e demais agentes da música, o GR contou com a #IlustraMúsica, mostra de ilustrações temáticas e itinerante.
Algumas atrações que já passaram pelo Grito Rock de Vitória da Conquista: Maglore, Maldita, Alaídenegão, Banda Uó, Damm e a Formidável Família Musical, Krisiun, Kalu, dentre outros. Entre os palestrantes do evento, destaque para Carlos Eduardo Miranda, que veio na edição de 2016.

Galeria
img12

Devaneios Sonoros

Devaneios Sonoros

Depois de duas edições bem sucedidas em que trouxe pra Conquista Scambo, Anelis Assumpção e Maglore, o Devaneios Sonoros teve sua terceira edição nos dias 05 e 06 de Novembro, no Auditório da Faculdade Maurício de Nassau. Na oportunidade, o evento teve dois dias com cinco bandas por noite, mesclando atrações locais, de outras cidades da Bahia e outros estados. Foi o principal festival de música independente do ano de 2016, trazendo pra cidade as apresentações das bandas Catavento (RS), Ventre (RJ), My Magigal Glowing Lens (ES), Overfuzz (GO), Os Jónsons (Salvador) e Clube de Patifes (Feira de Santana)

Galeria
img12

Retiros Autorais

Retiros Autorais

“Retiros Autorais” são encontros entre compositores. A proposta dos Retiros é proporcionar ao público uma experiência “crua” e íntima com as composições dos artistas participantes por meio de um formato de apresentações em vozes e cordas. Em cada edição, serão intercaladas interpretações de canções da/o artista anfitriã/ão com apresentações de composições do/da artista convidado/a da vez. Os “Retiros Autorais” primam pela informalidade dos encontros entre compositores, nos quais a música também é combinada com relatos de trajetórias pessoais, expectativas profissionais dos artistas e suas motivações criativas. Por esta razão, os “Retiros” se despem da espetacularização de apresentações musicais a fim de compatibilizá-las com a forma cotidiana e conciliadora pela qual alguns compositores contemporâneos vivem sua musicalidade.

Galeria
img12

Noite Fora do Eixo

Noite Fora do Eixo

Um dos principais projetos estruturantes da história da música conquistense. De 2010 até 2016, foram quase 100 edições, trazendo nomes como Felipe Cordeiro (PA), The Color Noise (Costa Rica), Wander Wildner (RS), Bandinha Di Dá Dó (RS), Wado (AL), Banda Uó (GO), Esquimo (RJ), Formidável Família Musical (Salvador), Finlândia (Argentina), Karol Conká (SP), Maglore (Salvador), Rock Rocket (São Paulo), Cabruêra (PB), dentre outros.
A ideia é de intercâmbio: na mesma noite se apresentam um grupo de Vitória da Conquista e um grupo de outra cidade, podendo ser até de outro país. Entre os meses de março a novembro, serão nove edições do projeto, que será mensal, acontecendo no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Para o ano de 2017, o projeto tem o patrocínio do Fundo de Cultura da Bahia, pois foi selecionado no edital setorial de música do estado.

Galeria
img12

Veraneio –...

Veraneio – A Festa

Veraneio: ato de passar o verão fora do domicílio habitual. Partindo desta definição e do fato de Vitória da Conquista não ser uma cidade com praias, a ideia principal deste evento é transformar o habitual da cidade – dar uma nova cara – com elementos característicos da região em destaque: música, cerveja artesanal e gastronomia.
A festa nasceu em Feira de Santana através do Feira Coletivo. Devidamente autorizados pelos parceiros feirenses, importamos a ideia para nossa querida Suíça baiana em 2016, ressignificando o nosso verão. O evento foi um sucesso, capitaneado pela Vivendo do Ócio e levou quase mil pessoas. Na segunda edição, em 2017, não foi diferente. Scambo, Hazamat, Enio, Achiles, Paulinha Chernobyl e Dj RaFha levaram um grande público para o Foyer do Centro de Cultura.
O Veraneio acontece sempre nas primeiras semanas do ano, abrindo os trabalhos do Coletivo Suíça Bahiana.

 

Galeria